Como a cirurgia bariátrica melhora a qualidade de vida das pessoas?

A cirurgia bariátrica é uma intervenção médica que tem se mostrado extremamente eficaz na melhoria da qualidade de vida das pessoas com obesidade. Este artigo detalha como essa cirurgia pode transformar vidas, trazendo benefícios tanto para a saúde física quanto mental.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado para ajudar pessoas com obesidade severa a perder peso e melhorar sua saúde. Este procedimento pode incluir diferentes técnicas, como o bypass gástrico e a gastrectomia vertical, o chamado sleeve. . Essas técnicas reduzem o tamanho do estômago e/ou alteram a maneira como o sistema digestivo processa os alimentos, levando a uma perda de peso significativa.

Benefícios da cirurgia bariátrica na saúde física

Perda de peso significativa

A perda de peso é o benefício mais evidente da cirurgia bariátrica. Pacientes frequentemente perdem entre 40% e 70% do peso corporal excessivo dentro de dois anos após a cirurgia. A perda de peso impacta diretamente não somente na qualidade de vida do paciente, como também melhora a auto-estima e reduz o risco de doenças desenvolvidos pela obesidade.

Controle do Diabetes Tipo 2

A cirurgia bariátrica pode levar à remissão do diabetes tipo 2 em muitos pacientes. Estudos mostram que a maioria dos pacientes experimenta uma melhora significativa nos níveis de glicose no sangue e em muitos pacientes alcançando até mesmo a remissão completa da doença.

Segundo estudos a cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia de redução do estômago, leva a um melhor controle do açúcar no sangue e a um menor uso de medicamentos a longo prazo em pessoas com diabetes tipo 2, em comparação com o tratamento não cirúrgico feito com medicamentos como insulina e metformina.

O estudo, publicado na revista JAMA, comparou os níveis de açúcar no sangue e o uso de medicamentos de 262 pessoas que foram designadas aleatoriamente para se submeterem a uma cirurgia bariátrica ou a um tratamento médico não cirúrgico, como medicamentos e mudanças de estilo de vida, para diabetes tipo 2 após sete a 12 anos.

Esse e outros estudos comprovam cientificamente que a cirurgia bariátrica tem uma mudança tanto no controle do diabetes, como também na remissão da doença.

Melhora nas Doenças Cardiovasculares

A cirurgia bariátrica reduz os riscos de doenças cardiovasculares ao diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Isso resulta em um menor risco de ataques cardíacos e derrames.

O que muitos pessoas que estão obesas não entendem é que a obesidade não é apenas uma questão de estética,

A obesidade traz uma sobrecarga mecânica no corpo que faz com que impacte diretamente na saúde. Além disso, o consumo de alguns alimentos aumenta o colesterol e triglicerídeos que são conhecidos por entrar nas artérias e provocar o entupimento das mesmas.

A cirurgia bariátrica tende a reduzir os níveis de triglicerídeos e aumentar o colesterol HDL colesterol “bom”. Isso contribui para a redução do risco de aterosclerose e doença arterial coronariana.

Alívio da Apneia do Sono

Além de melhorar o quadro de diabetes e de doenças cardiovasculares, a cirurgia bariátrica tende a melhorar a apneia do sono. 

A apneia do sono é um distúrbio que faz com que a respiração durante o sono seja excessivamente superficial ou ocorra parada completa da respiração por alguns segundos ou minutos.

Uma boa parte dos pacientes que procuram pela cirurgia bariátrica tem apneia do sono e sentem na pele o desconforto de acordar de madrugada com a sensação de falta de ar.

E ao se submeter a cirurgia bariátrica, a perda de peso pode ajudar a reduzir os sintomas da apneia do sono. Isso ocorre porque a redução do peso corporal pode reduzir a quantidade de tecido adiposo na garganta e no pescoço, o que pode ajudar a desobstruir as vias aéreas.

Redução da Hipertensão

A hipertensão é frequentemente controlada ou mesmo eliminada após a cirurgia, graças à redução do peso corporal e à melhora dos hábitos alimentares .

Uma pesquisa realizada pelo Hospital do Coração, em São Paulo, em 100 pessoas com obesidade de grau 1 e 2, mostrou que 40% dos que fizeram o procedimento bariátrico tiveram redução significativa na pressão arterial, sem o auxílio de remédios.

Outro ponto interessante é que, segundo o estudo, até mesmo aqueles que precisaram utilizar medicação obtiveram resultados mais satisfatórios do que os que não realizaram a cirurgia bariátrica. Aproximadamente 73% dos pacientes submetidos à bariátrica diminuíram em pelo menos 30% o uso de medicamentos anti-hipertensivos.

Aumento da mobilidade e energia

A perda de peso facilita a movimentação e aumenta os níveis de energia, permitindo que os pacientes se envolvam mais facilmente em atividades físicas e sociais.

O que é de conhecimento de muitos, pessoas obesas têm mais dificuldades na mobilidade como por exemplo, descer e subir escadas, caminhar durante um longo período e até mesmo sentar e levantar e amarrar os seus próprios sapatos. 

Com a redução corporal por meio da cirurgia bariátrica essas pessoas têm uma melhora drástica em suas vidas justamente por voltarem a fazer atividades simples no dia a dia da maioria das pessoas. 

Impacto da cirurgia bariátrica na saúde mental

Aumento da autoestima e confiança

A cirurgia bariátrica frequentemente leva a uma melhora significativa na autoestima e na confiança dos pacientes.

O simples fato de poder usar a calça que antes não servia, ou até mesmo de ir a uma loja e poder escolher a roupa que quer e não ser escolhida pela roupa que na maioria das vezes não é aquela que a pessoa escolheria traz um impacto tão significativo na vida das pessoas obesas que elas se sentem mais alegres, mais dispostas e com a sua auto estima reconstituída.

Redução dos sintomas de depressão e ansiedade

As pessoas que se submetem ao procedimento da cirurgia bariátrica além de emagrecerem por meio da realização da cirurgia tem uma mudança radical na sua mentalidade, elas conseguem se enxergar novamente, consegue se identificar quando se olham no espelho, conseguem voltar a ter força de vontade para praticar exercícios físicos. 

Qualidade de vida pós-cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica melhora a qualidade de vida em vários aspectos. A estética faz sim parte da mudança, porém não se resume a apenas isso. 

As pessoas voltam a ter saúde, voltam a ter energia, voltam a socializar, voltam a viver a vida comum que muitas vezes eram impedidas por causa das barreiras da gordura corporal.

Consegue perceber como a cirurgia bariátrica é muito mais do que um procedimento para a estética? A perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica representa saúde e qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a cirurgia bariátrica? Leia este artigo.

Recomendo que acompanhe o médico cirurgião bariátrico Dr Diogo Kfouri no Instagram. 

Caso queira agendar uma consulta para saber mais detalhes sobre a cirurgia bariátrica, entre em contato conosco clique aqui.

Compartilhe nas mídias: