A obesidade é uma doença que precisa de atenção e cuidados contínuos para oferecer a oportunidade de um melhor controle e restabelecimento da saúde do paciente.
Diante disso, o papel da família é fundamental para auxiliar na disciplina do paciente obeso, além de fomentar práticas saudáveis e acompanhá-lo em suas transformações, é importante evitar certas atitudes prejudiciais, como:
Obesidade e seu tratamento são muito complexos e delicados, é importante não acontecer nenhum desvio. Portanto, evite falar, por exemplo, “ah, agora você já emagreceu com a cirurgia, pode comer de tudo”.
Evite julgamentos. O próprio paciente já chega a essa situação com uma enorme carga emocional. Jogar a culpa nele e responsabilizá-lo só irá piorar a situação e não vai ajudá-lo a procurar o auxílio médico adequado.
Também não tente simplificar uma questão complexa. Falar que é só parar de comer, ou então é só fazer a bariátrica para resolver o problema não vai ajudar.
O emagrecimento é um processo demorado e ainda mais intenso para obesos que precisam desse aspecto para controlar melhor sua saúde.