Muitas pessoas veem na cirurgia bariátrica uma forma mais prática de fazer o controle do peso corporal. É verdade que essa técnica é eficiente para o tratamento da obesidade, mas não basta somente passar pelo procedimento.
O tratamento da obesidade se inicia com a reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, acompanhamento psicológico, entre outras frentes que contribuem para melhorar a relação da pessoa com a alimentação.
O pós-operatório da cirurgia bariátrica envolve diferentes aspectos, uma vez que o paciente precisará tomar os devidos cuidados para garantir a boa cicatrização dos tecidos e adequação a sua nova realidade.
Incluem-se nesses cuidados essenciais, manter a dieta estipulada para uma nutrição de qualidade, adotar o hábito de exercícios físicos regularmente, suporte psicológico e constante acompanhamento médico.
Quando bem alinhado a essas exigências, o paciente consegue manter as conquistas da bariátrica. Porém, qualquer desvio comportamental, revela o risco do reganho de peso e retorno a hábitos prejudiciais. Por isso, a atenção deve ser constante!