Como o pós-operatório impacta na rotina da família do paciente bariátrico?

A participação da família no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica é tão importante quanto fazer a dieta, porque a cirurgia exige mudanças comportamentais dentro de casa para facilitar a adesão ao tratamento no pós-operatório.

De maneira geral, os familiares aderem ao tratamento do paciente e o apoiam, algo muito positivo e importante. Quando isso não ocorre, é devido à desinformação. Fator esse que pode ser melhorado fazendo um trabalho de conscientização próximo tanto ao paciente, quanto sua família.

Portanto, o primeiro passo é conscientizar o paciente, juntamente com a família, de que a obesidade é uma doença crônica e a cirurgia é uma ferramenta de tratamento. Mudar a cultura familiar é muito difícil, mas necessária para conquistar os objetivos da bariátrica e manter os resultados ao longo de toda a vida do paciente.

A mudança na alimentação e na rotina da família trará benefícios para todos. É muito melhor para o paciente ter uma ambiente favorável e os demais integrantes da família também serão beneficiados com isso.

Compartilhe nas mídias: