Existe muita desinformação envolvendo a cirurgia bariátrica, o que acaba suscitando o compartilhamento de notícias e ideias falsas sobre o procedimento. Sendo assim, trouxe neste post 5 mitos que muitos contam sobre a cirurgia bariátrica. Confira!
- Cirurgia bariátrica é garantia de emagrecimento: na verdade, a cirurgia é vista como uma ferramenta no tratamento e depende do auxílio da pessoa. Com mudanças significativas no dia a dia associadas à cirurgia, haverá maior probabilidade de sucesso no emagrecimento.
- Depois da cirurgia não existe mais vontade de comer: fome e vontade de comer são coisas diferentes. A cirurgia bariátrica não controla o desejo de comer. Portanto, o paciente terá que aprender a lidar com a sua vontade, buscando novas formas de satisfação em sua vida.
- O emagrecimento pós-operatório é rápido: o processo de emagrecimento difere entre cada paciente, dependendo também do tipo de cirurgia realizado. Essa expectativa deve ser trabalhada com a equipe para evitar frustrações no pós-operatório.
- Em 2 anos pós-bariátrica, o paciente volta a engordar: geralmente, o reganho de peso ocorre quando o paciente se desvia das orientações de hábitos saudáveis, como adotar dieta menos calórica e mais nutritiva, praticar exercícios físicos e aprender a lidar com seu universo emocional de forma mais equilibrada, por exemplo.
- Quem faz bariátrica, geralmente desenvolve depressão: quando bem elaborado por uma equipe multidisciplinar, o tratamento deverá avaliar o histórico de vida do paciente candidato à cirurgia, para que, tendências compulsivas possam ser trabalhadas com a pessoas no pré e pós-operatório.