3 coisas para evitar falar a uma pessoa que está em condição de obesidade

Muitos pacientes obesos acabam não procurando a ajuda necessária por conta de problemas com sua autoestima. Situação essa que pode se agravar ao ouvirem de pessoas próximas comentários que podem gerar um reação negativa por parte do indivíduo que convive com a doença.

Separei 3 coisas para evitar falar a uma pessoa portadora de obesidade. Confira:

  1. “Você só precisa emagrecer para melhorar de vida”: é uma forma reducionista de enxergar um problema tão amplo. Resumir a obesidade apenas ao peso da pessoa, é ignorar os fatores socioemocionais que geram gatilhos para padrões de comportamentos negativos.
  2. “Você realmente precisa fazer mais exercícios, só caminhada não basta”: o processo de evolução do paciente no tratamento da obesidade é muitas vezes, lento e gradual. Diminuir as conquistas do paciente reforça a sensação de culpa e de sentir-se incapaz de recuperar seu bem-estar com seu próprio esforço. Além disso, muitas obesas não conseguem praticar atividades de impacto pelas dores articulares causadas pela sobrecarga mecânica relacionada ao excesso de peso.
  3. “É só parar de comer , por isso não emagrece”: essa forma de pensamento julgando as escolhas alimentares do paciente não o ajuda a se conscientizar para procurar o tratamento da obesidade. Ademais, a doença tem várias causas, e não somente a alimentação incorreta, como genética, fatores psicológicos, emocionais, hormonais e metabólicos.

Compartilhe nas mídias: