Conviver com a condição de obesidade é ter na sua rotina o risco elevado de desenvolver diferentes problemas de saúde que afetam a qualidade de vida. Algumas das principais doenças graves, associadas à obesidade, são:
- Diabetes tipo 2: com o acúmulo de gordura e elevação na taxa de glicose no sangue, o organismo passa a desenvolver resistência insulínica, dificultando a eliminação do açúcar no sistema circulatório, debilitando gradativamente a saúde do paciente.
- Hipertensão arterial: gordura em excesso sobrecarrega o coração e todo o sistema cardíaco, exigindo mais força para bombear o sangue, elevando a pressão arterial.
- Infarto e AVC: os riscos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), têm relação com a dificuldade de bombeamento do sangue, devido a obstruções em veias e artérias pelo acúmulo de placas de gordura.
- Diferentes tipos de câncer: o estado de constante e massiva presença de gordura no organismo, provoca sérias inflamações em tecidos e órgãos. Tais inflamações podem estimular o desenvolvimento de células cancerígenas em diferentes regiões do corpo.